A história do “homem masculino” no mundo está sempre, par e passo com a história do “homem feminino”, formando uma espécie de contraponto.
Daí, surge então a necessidade de olharmos o assunto por esta ótica.
A mulher no foco…
A origem da criação do Dia da Mulher tem muito a ver com as revoltas que elas fizeram já no início do século 20.
O mote principal, talvez tenha sido o fato delas, não suportarem mais a forma como eram tratadas pelos homens de forma geral, assim, não restou outro recurso a não ser o confronto contra o “establishment”.
Por exemplo…
Em maio de 1908, nos Estados Unidos, num destes movimentos, foi citado pela primeira vez, a criação do Dia da Mulher, quando um grupo de mulheres aderiu a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
Em 1909, esta bandeira foi também adotada nos movimentos do voto feminino que aconteceram tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra.
Isto fez com que se tornasse mais relevante a necessidade da criação do dia da mulher e, com resultados positivos obtidos na batalha do voto feminino, acabou-se referendando a criação do Dia da Mulher.
Então, já naquele momento, foi proposta e aceita, a data de 8 de Março, como o Dia da Mulher.
Muito bem, mas acontece que, em política, “criar um dia” é bem diferente do que “oficializar um dia” então…
Apenas em 1975, e após muitas tentativas e controvérsias, o dia 8 de março ficou definitivamente sendo o Dia Internacional da Mulher que foi referendado pela ONU e aceito no mundo todo.
O homem no foco…
Para que o Dia do Homem fosse criado, não aconteceram movimentos sociais, passeatas ou coisas do gênero.
O que se sabe sobre o assunto é que, apenas a partir de 1960, por aí, começaram surgir pressões mais fortes para que a criação acontecesse e...
A maior das pressões, se fundamentava no fato do homem não cuidar do seu corpo de forma adequada e isso trazia, consequências danosas para a saúde dele.
Com a identificação do câncer de próstata em 1853 a coisa ficou mais séria porque a doença era específica do homem e mais…
...a medicina da época, já pregava que o toque retal (TR) era eficaz para diagnosticar este tipo de câncer.
Sabia-se pouco sobre uma provável cura, mas a possibilidade disso, passava pelo tratamento precoce.
No entanto, foram necessários 107 anos para que surgissem ideias mais concretas que pudessem ajudar a combater o câncer de próstata.
Muitas destas ideias foram discutidas e, uma delas, foi a questão da criação do Dia do Homem objetivando criar e divulgar para o mundo todo atitudes e métodos para tratar o câncer de próstata.
Não foi coisa fácil porque...
...o medo e o sentimento heterosexual exacerbado, fizeram com que o toque retal (TR), não fosse aplicado com a frequência necessária apenas, por questão de preconceitos.
Incrível como, sentimentos pequenos, têm o poder de gerar enormes consequências. A natureza humana, realmente, é incompreensível.
Portanto, foi uma batalha dura porque, apenas em 1960 (um pouco mais de 100 anos depois da descoberta do câncer de próstata), se pensou de forma mais séria na criação do Dia do Homem que, poderia ser uma boa ferramenta para ajudar a obter curas.
Em 1960, não havia, e nem poderia haver, consenso universal sobre o tema, mas pelas pressões que aconteciam mundo afora, já se sabia mais cedo ou um pouco mais tarde, que o Dia Internacional do Homem, acabaria sendo criado.
E…
Exatamente pela falta de consenso, alguns países, de forma isolada, criaram os seus Dia do Homem, de acordo com critérios próprios.
O nosso país, foi um deles.
Em 1999, no entanto, 90 anos depois do Dia da Mulher ter sido aventado e 24 anos depois do mesmo ter sido efetivamente criado, Gorbachev, presidente russo, sugeriu o dia 19 de Novembro para ser o Dia do Homem.
Não houve contestação nem aclamação, mas parece que a semente do “19 de novembro”, foi plantada porque…
...de forma quase lúdica, ela frutificou, no mesmo ano, em Trinidad Tobago, quando um professor de história, comemorou no país o Dia do Homem e, sabe-se lá porquê, a coisa andou pois, a partir daí, muitos países adotaram e comemoraram esta data.
Voltando um pouco.
Lembra-se quando dissemos, que o Brasil já tinha criado o seu Dia do Homem?
Pois bem, isto aconteceu em 1992 e o dia escolhido foi o 15 de Julho. Essa foi a proposta feita pela Associação Nacional dos Escritores, sediada em Brasília.
No Brasil, não pairavam dúvidas sobre a necessidade da criação da data pois, o assunto já estava sendo discutido no mundo, mas sobre as razões da data escolhida, não existem informações claras.
Alegam alguns que, a razão de escolher o “15 de Julho”, foi uma homenagem ao desembarque do homem na lua.
É pouco provável que isto seja verdadeiro, mas...
O importante é que temos uma data do Dia do Homem que é o 15 de Julho muito embora, poucos saibam disso e, pior, a data não é oficial porque ainda não consta da lista das datas nacionais brasileiras.
Por outro lado, com o passar do tempo “19 de Novembro” foi tomando força e hoje, segundo a OPAS, há o apoio da ONU e de vários grupos de defesa dos direitos masculinos no mundo, ou seja, o Dia Internacional do Homem já existe, oficialmente.
O que deverá acontecer aqui…
O fato do Brasil ter criado aqui o Dia do Homem não impede de adotar o “19 de Novembro” como tal.
Porém…
Caso a data de 15 de julho fosse oficial, seria necessário que a oficialidade fosse retirada e isto, daria um certo trabalho para a administração pública.
Como não é…
Basta o Brasil adotar o “19” como o Dia Internacional do Homem e fica tudo bem porque, o registro da ONU é suficiente.
Para tanto, o governo brasileiro deve tomar as medidas necessárias, isso se já não as tomou.
Desta forma, o dia 19 de Novembro, aqui na terrinha será o Dia Internacional do Homem e será também, o já consagrado, Dia da Bandeira Brasileira.
Com isso, o 19 de Novembro será o dia consagrado para a conscientização da saúde masculina e, com base nisso, já temos em funcionamento, o NOVEMBRO AZUL.
Só é difícil explicar porque OUTUBRO ROSA, se o Dia Internacional da Mulher acontece em 08 de Março?
Isso merece pesquisa, mas é conversa para março de 2021.
Finalmente…
Se você leitor, quiser mais informações sobre o Dia Internacional do Homem, acesse o link ttps://internationalmensday.com/
Obrigado por ter lido...
Texto do colunista JefCor